Passo a passo:
As primeiras perguntas que você deve fazer a você mesmo são as principais razões que o levam a querer trabalhar em navio. Não interessa quais sejam. Pode ser juntar dinheiro, pagar uma pós-graduação, morar fora do país, tirar cidadania, pagar dívidas. Não importa. Tenha apenas um objetivo claro para entrar neste desafio. Afirmo isso não apenas por ser importante ter um objetivo para trabalhar lá, mas sim como ser importante ter um objetivo na sua como um todo. Então, vamos lá:
1º passo : OBJETIVO.
2º passo: INGLÊS. Qual o seu nível de inglês? Você já estudou? Em qual nível parou? Consegue desenvolver uma conversa em inglês razoavelmente? Tem bloqueio mais em qual área fala (speaking) ou escrita ( writing ). Pois dependendo da posição que você irá aplicar, será necessário saber escrever consideravelmente bem. Enfim, pergunte-se qual o seu nível, e se não tem certeza ou precisa de ajuda, saiba que eu também posso lhe ajudar neste aspecto. Visite a aba “Sobre o nível de inglês” neste site.
3º Passo: Sua capacidade de relacionamento e poder de RESILIÊNCIA. Sem querer falar difícil mas vou explicar o porquê usei esta palavra aqui. Ela significa EXATAMENTE o que a vida a bordo se resume. Ser resiliente. Resiliente significa nada mais que: “ a capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.” Ou seja, é basicamente aquela teoria que dizemos de positividade, não desesitir, saber tirar proveito de situações e ser forte. Por isso que eu menciono a importância do objetivo, pois com ele bem situado em sua vida, encarar as dificuldades e as novidades que virão pela frente será bem mais fácil.
4º passo: Ser pró-ativo. Falo isso como conselho de vida, não somente para trabalhar em navio. Seja dono de suas ações. Façe. Trabalhe com garra mesmo e se jogue. Não olhe para o que o outro colega do seu trabalho está fazendo ou deixou de fazer. Faça por você. Então, seja muito pró-ativo, faça as coisas, se mostre em seu trabalho, sem prejudicar os outros. E venda este seu perfil na entrevista…
5º passo: DESAPEGO FAMILIAR, EMOCIONAL E DE PESSOAS EM GERAL. Este passo, constumo dizer que pode ser delicado para alguns. Porém, mais um motivo em ter os seus objetivos bem claros e definidos. Seja desepegado, ou,pelo menos, não seja dramático por estar longe de seus parentes ou amigos por um tempo. Eles podem esperar você voltar além do que, há uma vasta tecnologia disponível para você manter contato com eles e, internet no navio, não será problema. Então, seja independente emocionalmente. Faça valer a pena o investimento que você fará neste sua jornada.
Após você ter a certeza destes passos acima, os passos abaixo serão, na verdade, os mais simples. E, com eles, eu também lhes ajudarei a cumprir.
Passo a passo entre o seu desejo de trabalhar em navio até a realidade:
6º– Defina a sua área de atuação: (Algumas áreas exigirão conhecimento comprovado como: dançarinos, atendentes de SPA, cassino, educação física, entre outros.) Mas as áreas como recepção, garçom, é mais possível “ dar um jeito” para se encaixar nas posições requeridas.
Conheça as posições disponíveis:
-Culinary ( inclui vários cargos dentro da cozinha)
-Enterntainment (inclui entretenimento para adulto e para criança)
-Facilities
-Financial Serveces
-F&B ( Food and Beverage) inclui assistant waiter, waiter ( assistente de garçom e garçom) e supervisor
-Guest activities
-Hotel Management (áreas de diversas de relacionamento com o cliente)
-Housekeeping
Após saber a sua área de atuação, ( ou mesmo sem ter certeza), consulte os sites que promovem as vagas disponíveis e também os críterios para preencher cada posição:
http://www.infinitybrazil.com.br/
http://www.royalcaribbean.com.br/ourCompany/career.do
http://www.royalcareersatsea.com/
Após o cadastro em um dos sites que possuem as vagas, você poderá ser chamado para uma primeira entrevista, e, por meio dela, você deverá apresentar a sua vontade de encarar a vida a bordo, sua experiência na área, (lembrando que áreas como garçom não é necessário grande experiência.) E, por fim, mostrar muita próatividade, e pouco apego emocional. Todas aquelas dicas que falei acima serão extremamente importantes para vocês apresentarem na entrevista.
Se passarem desta primeira etapa, em geral, eles exigem mais uma entrevista, mas desta vez com o recrutador direto. Após a conclusão destes passos (se todos forem bem sucedidos) é necessário você ir para os próximos passos. Porém, não desanime se você não foi selecionado. É possível se candidar novamente às vagas e tentar incansavelmente. Se o problema for o seu nervosismo principalmente por causa do inglês, vá até a aba do “Sobre o nível de inglês” que lá poderei aconselhá-lo melhor.
Próximos passos para os selecionados:
7- Fazer um curso chamado STCW. Que basicamente prepara o aluno, não tripulante, para tarefas a bordo de navios de passageiros, dando-lhe conhecimentos básicos sobre medidas de segurança a bordo, de acordo com as convenções STCW-1978 emendado em 1995, e Norman 24.
Estrutura do Curso:
O curso possui uma carga horária de 34 horas, dividido em 4 disciplinas ministradas em sala de aula, sendo que Combate a Incêndio e Sobrevivência no mar contam também com treinamento prático. As disciplinas abordadas neste curso:
– Segurança Pessoal e Responsabilidade Social;
– Primeiros Socorros Elementares;
– Prevenção e Combate a Incêndio (teoria e prática);
– Técnicas de Sobrevivência Pessoal e Procedimentos de Emergência (teoria e prática).
Pré-Requisitos:Ser maior de 18 anos, brasileiro ou estrangeiro que fale e escreva a Língua Portuguesa.
Documentação Necessária:
– Carteira de Identidade (RG) com validade nacional ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Lembramos que a Autoridade Marítima aceita o passaporte como documento de identificação somente para o estrangeiro.
– Atestado de conclusão de ensino fundamental completo ou acima;
– Atestado de boas condições de saúde física e mental, emitido com validade máxima de 90 dias.
Certificado:
Ao ser aprovado no curso o participante recebe um certificado conferido pela Zorovich & Maranhão e endossado pela Autoridade Marítima Brasileira local (Capitania dos Portos) com validade internacional.
Informações: http://www.carreiraabordo.com.br/#!slideshow/c20i8
8º– Traduzir a documentação em inglês. Este passo é o menos preocupante. Pois a agência que você for selecionado, irá lhe encaminhar o serviço médico adequado que já possui experiência neste serviço. Ou seja, você só terá que fazer os exames e pagar. Taxa aproximada para fazer e traduzir estes exames: R$ 600.
9º– Vacina contra a febre amarela. Esta vacina vocês podem tomar em qualquer aeroporto ou posto de saúde. É grátis, rápido, mas pode dar alguma reação, como náusea ou gripe. Por isso, assim que passarem na entrevista, já tomem esta vacina.
10º– Passaporte. Se você não tem, corre para tirar o seu, e se você já tem, atente-se na data de validade do documento. É necessário ter a validade de 1 ano.
11º– Visto americano. Algumas companias como a Royal Caribbean, mesmo que o seu trajeto de trabalho seja trabalhar na Europa, o visto americano é exigido. Pois por exemplo, no caso da Royal, trabalhando dentro de um navio americano, você estará em um um território americano, e, logo, precisará do visto. Porém informe-se se precisará realmente conforme a companhia que você ira trabalhar.
Enfim, com todos estes documentos em mãos e com a todos os toques do meu ponto de vista que eu passei acima entendidos, você estará PRONTO PARA O EMBARQUE.
Retomando os passos:
1 – (Minha dica pessoal (objetivo pessoal, inglês, capacidade de resiliência, pró-ativo, desapego,)
2- Definir a área de atuação,
3- Entrar em contato com as companhias,
2- Providenciar o STCW,(CURSO)
3- Exames médicos conforme clínica especializada com as respectivas traduções,
4- Passaporte válido,
5- Visto Americano ( Provavelmente vão precisar)
6- Vacina da Febre amarela,
Ainda tem dúvidas sobre os passos? Está inseguro? Quer conversar? Eu irei te ajudar a realizar este sonho, não tenham medo.
Vocês terão o meu total apoio, porém, saibam que a vida lá não é fácil! Mas pelo menos para mim, compensou muito!